quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Rio de Janeiro: Congresso Internacional de Direito Canônico

O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico realizará, entre os dias 2 e 5 de setembro, o Congresso Internacional Comemorativo do vigêsimo quinto aniversário dessa Instituição e do Jubileu da promulgação do Código de Direito Canônico.
O evento se iniciará com uma Celebração Eucarística presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro e Grão Chanceler Delegado, cardeal Eusébio Oscar Scheid, que fará também a saudação inaugural.
A primeira conferência será pronunciada pelo nuncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. Seguir-se-ão, ao longo dos quatro dias, exposições de Mons. Dr. Giuseppe Sciacca e Mons. Dr. Jair Ferreira Pena, prelados auditores do tribunal apostólico da Rota Romana; Prof. Dr. Luis Navarro, Decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Santa Cruz; Prof. Dr. Jesus Hortal, reitor da Pontifícia Universidad Católica de Rio de Janeiro; Dom Rafael Llano Cifuentes, bispo de Nova Friburgo; Mons. Dr. Victor Pinto, decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade de Buenos Aires; Dr. Andrés Gutiérrez Domingo, da Universidade Lateranense; e Prof. Dr. Michael Hilbert, Decano da Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana, quem pronunciará a conferência conclusiva.
O Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, erigido em 1984, é confiado permanentemente ao ordinário diocesano do Rio de Janeiro e agregado à Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.
Mais informações podem ser obtidas no site http://www.pisdc.org.br/ ou nos telefones (21) 2516-5920 e (21) 2516-5786.

Fonte:Redação Arautos do Evangelho

Nenhum comentário:


Superior Geral dos Arautos do Evangelho

Padre João Scognamiglio Clá Dias

Natural de São Paulo ingressou nas Congregações Marianas e também na Ordem Terceira do Carmo, sendo um ativo líder universitário católico nos anos que precederam a revolução da Sorbonne, de maio de 1968. Cursou Direito na prestigiosa Faculdade do Largo de São Francisco, em São Paulo (sua cidade natal) prestou serviço militar na Companhia de Guardas, onde recebeu uma das maiores condecorações brasileiras por sua disciplina e aproveitamento: a “Medalha Marechal Hermes – Aplicação e Estudo”. Para os estudos teológicos aprimorou-se com os grandes catedráticos de Salamanca (Espanha), como o Pe. Arturo Alonso Lobo O.P., o Pe. Marcelino Cabreros de Anta C.M.F., o Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez O.P., o Pe. Esteban Gómez O.P., o Pe. Antonio Royo Marín O.P., o Pe. Teófilo Urdánoz O.P. e o Pe. Armando Bandera O.P. Divulgou anos depois as biografias de vários deles, com edições na Espanha e nos Estados Unidos: “Antonio Royo Marín, mestre de espiritualidade, brilhante pregador e famoso escritor”, “Pe. Cabreros de Anta CMF, firme pilar do Direito Canônico em nosso século”, etc…
Em 1970 iniciou uma experiência de vida comunitária a fim de melhor se dedicar ao apostolado, em um antigo imóvel beneditino, em São Paulo. O movimento de evangelização se desenvolveu a ponto de ser reconhecido pela Santa Sé em 2001, como uma Associação Internacional de Direito Pontifício, os Arautos do Evangelho, que hoje estende suas atividades a 57 países.
Em todos os ambientes nos quais atuou, o Pe. João Clá destacou-se por seu testemunho de fé, sempre vivida e transmitida com alegria. Dotado de admirável oratória, proferiu palestras em vários auditórios da Europa e das Américas, demonstrando habilidade em infundir nos corações o entusiasmo para as verdades da Fé, o ânimo para a prática das virtudes e a certeza da vitória da Santa Igreja Católica na guerra contra o materialismo, o hedonismo e o relativismo dos nossos dias.

Seu ardente desejo de evangelizar moveu-o a escrever obras que tiveram grande divulgação, com tiragens de centenas de milhares de cópias (chegando algumas a superar um milhão de exemplares), publicadas em português, espanhol, inglês, italiano, francês, polonês e albanês: “Fátima, aurora do terceiro milênio”, “O Rosário, a oração da paz”, “Sagrado Coração de Jesus, tesouro de bondade e de amor”, “Medalha Milagrosa, história e celestiais promessas”, “Via Sacra”, “Jacinta e Francisco, prediletos de Maria”, “Os Mistérios Luminosos do Rosário”, “Orações para o dia-a-dia” e outras. Três livros devem ser mencionados em especial pelos trabalhos prévios de pesquisa: “Mãe do Bom Conselho”, “Dona Lucília” e “Comentários ao Pequeno Ofício da Imaculada Conceição”.
É membro, dentre outras, da Sociedade Internacional Tomás de Aquino e da Academia Marial de Aparecida. Foi condecorado em diversos países por sua atividade cultural e científica, recebendo, por exemplo, a Medalha de Ciências do México. Desde 2002 tem publicado regularmente os comentários ao Evangelho, na revista Arautos do Evangelho, com edições em português, espanhol e italiano.

Contagem do Rank

pagerank